sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Parede de Drywall

Quando você pensa em parede, certamento vem à mente uma parede de alvenaria, feira de tijolos ou blocos, assentados com massa de cimento. No entanto, nos novos empreendimentos é comum encontrar paredes de Drywall, um conceito novo de construção civil, rápido, limpo e econômico. Apesar de parecerem frágeis, são resistentes. Isso, porque o pó de gesso nada mais é do que a rocha gypsita desidratada, e, em contato com a água, ele vira pedra de novo. A construção em Drywall é menos resistente a impactos que a alvenaria, mas atende as normas técnicas, ou seja, atende a quesitos de desempenho quanto a peso, impacto, resistência a fogo e a isolamento acústico estipuladas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O Drywall também é menos rígido que a parede convencional. As reformas com o Drywall são mais simples, basta desmontar e descartá-lo. O mesmo pode-se dizer sobre a manutenção ou atualização das instalações de casa, como elétrica, hidráulica ou telefonia, por exemplo. Rasga-se apenas a parte em questão, que depois é rapidamente reconstituída por um remendo. O Drywall é mais leve que a parede tradicional, com isso, a estrutura também acaba sendo menos robusta e mais barata. Além dessas vantagens, as paredes de Drywall são mais finas, racionalizando o projeto de arquitetura. A cada 100 m² consegue-se ganhar em torno de 5m² em área, o equivalente a dez metros de armários embutidos.


segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Drywall e isolamento acústico

O Drywall proporciona maior proteção acústica. O nível de proteção acústica proporcionado por paredes, forros e revestimentos em Drywall é muito superior ao da alvenaria tradicional. É por esse motivo que, em todas as salas de cinema multiplex instaladas no Brasil desde o final na década passada, as paredes e os forros são todos em Drywall, pois este sistema, além de melhor desempenho acústico, ainda apresentam outras duas vantagens importantes: leveza e rapidez de execução.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Vantagens do drywall em relação a alvenaria

Drywall
A execução é rápida, limpa e sem desperdícios - Em apenas dois a três dias, cria-se um novo ambiente, como um novo dormitório ou até um home theater. A quantidade de material movimentada é a necessária para a obra, praticamente não gerando entulho.

Alvenaria
A execução é demorada e a quantidade de resíduos é grande - A criação de um novo ambiente leva de 15 a 20 dias no mínimo, gerando grande transtorno e sujeira. A movimentação de materiais é grande e cerca de 30% destes viram entulho.

Drywall
As paredes podem ser instaladas em qualquer posição - Como são muito leves, as paredes drywall podem ser colocadas na posição desejada, sem que isso represente qualquer esforço adicional sobre a estrutura.

Alvenaria
Uma nova parede só pode ser colocada em pontos determinados - O peso da alvenaria (6 a 7 vezes o peso do drywall) é um fator limitante. Por isso, uma nova parede só pode ser construída onde houver capacidade para suportar sua carga.

Drywall
A montagem é precisa - Como todos os componentes do drywall são industrializados, a sua montagem é feita com precisão dimensional e geométrica: tudo fica no prumo, no nível e no esquadro, sem desvios.

Alvenaria
A precisão depende da qualidade da mão-de-obra - Se o profissional contratado não for muito bom, o risco de executar paredes, tetos e revestimentos irregulares é muito grande – e aí, na hora de instalar um armário, por exemplo, é aquela ginástica.

Drywall

O acabamento é perfeito - A precisão também contribui para a qualidade do acabamento, proporcionando superfícies sem qualquer irrregularidade.

Alvenaria
O acabamento exige muito cuidado - O acabamento é feito em várias etapas e exige habilidade do profissional, caso contrário haverá irregularidades e trincas.

Drywall
Ganho de espaço - Como são mais delgadas do que as paredes de alvenaria, as paredes drywall proporcionam ganho de espaço nos ambientes em que são instaladas.

Alvenaria
O espaço já conhecido - Quando se substitui uma parede de alvenaria por outra em drywall é que se percebe quanto espaço pode se ganhar.

Drywall
O conforto acústico é superior - Os sistemas drywall proporcionam maior isolamento sonoro. As paredes mais simples, com cerca de 10 cm de espessura, têm o mesmo desempenho de uma parede de alvenaria de “meio tijolo” (com cerca de 15 cm de espessura). Para melhorar o desempenho acústico, basta aumentar o número de chapas de cada lado da parede e utilizar lã mineral em seu interior. Uma parede com duas chapas de cada lado mais lã de vidro tem desempenho muito superior ao de qualquer parede de alvenaria.

Alvenaria
O desempenho acústico depende principalmente da espessura da parede - Para obter o mesmo desempenho de uma parede drywall com duas chapas de cada lado e lã de vidro em seu interior, é preciso construir uma parede de alvenaria com cerca de 30 cm de espessura.

Drywall
Reparos são muito simples - O conserto de um vazamento, por exemplo, é feito em muito pouco tempo. Com um serrote de ponta, recorta-se uma “janela” na parede, faz-se o conserto e, em seguida, com o mesmo pedaço de chapa recortado fecha-se a abertura, que é parafusada em dois pedaços de perfis de aço. Em seguida, faz-se o acabamento e a pintura e nem se nota onde foi feito o reparo. Em um ou dois dias, o problema está sanado.

Alvenaria
Reparos causam transtornos - O conserto de um vazamento, por exemplo, é uma fonte de imenso desprazer. Primeiro o barulho da talhadeira e da marreta arrebentando a parede para expor o cano avariado. Depois a sujeira que essa operação produz. E mais sujeira depois, quando é aplicada a massa para fechar a abertura feita na parede e, dias depois, quando é aplicada a massa fina para dar acabamento ao local. Tempo de execução: pelo menos uma semana.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Drywall

Essa semana vamos falar das possibilidades e vantagens do Drywall. Inúmeros projetos que economizam tempo, espaço e praticidade, mas antes vamos entender o que é Drywall:
Drywall é um sistema de construção de paredes e forros composto por estrutura de aço galvanizado e chapas de gesso acartonado. Segue algumas respostas e afirmações sobre o Drywall. No decorrer da semana abrangemos melhor o assunto.
- As paredes de Drywall são resistentes.
- Permite a fixação de armários, estantes, prateleiras, quadros e suportes de TV.
- Suportam a colocação de portas
- Pode ser utilizados em áreas úmidas.
- O Drywall é pronto para receber revestimentos.
- Oferece bom isolamento acústico.
- Mais economia que a parede de alvenaria.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

A partir dessa Quinta-feira 14/08/2014 é o inicio do DW – Design Weekend em São Paulo, maior festival urbano de design da América do Sul. Até Domingo 17/08/2014 o evento ira reunir cerca de 150 atividades sobre design, arquitetura, moda e economia criativa. Não poderia deixar de apresentar a participação do gesso no que se refere a design e entrosamento com arquitetura, arte, decoração e inovação. A exposição “Luz e Arte na Terra do Sol”, realizada pela La Lampe em parceria com a Galeria Eduardo mostra suas luminárias que representam a brasilidade e nessa linda exposição destacamos o forro de gesso e painel de Drywall. Gostaram? Podem conferir na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1258, entre outros eventos disponíveis no site: www.designweekend.com.br.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Ressalto de gesso

Já falamos sobre os rasgos de luz. Agora seguimos com o conceito parecido feito no forro de gesso um ressalto, como o próprio nome já acrescenta para ressaltar, um relevo, uma saliência. Para entender melhor vejam as fotos de como pode ser feito.


segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Forro de gesso com dilatação

Vamos entender melhor o que é forro de gesso com tabica:
Os forros de gesso são utilizados para criar efeitos diferenciados na iluminação. A fiação fica escondida, os focos de luz ficam posicionados no lugar certo.
A junta de dilatação conhecida como tabica ou baguete, serve para afastar das paredes evitando trincas, essa é sua principal função. Porém sua segunda função é decorativa, a tabica solta visualmente o forro das paredes deixando a sensação de que o forro esta flutuando.
O rebaixamento do teto com gesso moderniza o ambiente, deixando leve e contemporâneo.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Rasgo de luz cozinha

Mais um dos nossos projetos sugeridos e muitos já realizados: cozinha com forro de gesso, tabica e rasgo de luz centralizado.  A designer de interiores Cibele Petrangelo projetou a Cozinha para ser um espaço sofisticado e prático para os apaixonados por gastronomia na mostra de ambientes em São Bernardo do Campo, Polo Design Show que acontece entre 05 de agosto e 14 de setembro de 2014 .

Designer de interiores Cibele Petrangelo
Geplak gesso & design

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Descontos especiais Mês de Agosto

Durante todo o mês de Agosto, a Geplak Gesso e Design vai oferecer para você preços especiais. Visite nossa loja no Butantã – Av. Escola Politécnica, 4080 – Tel.: (11) 3719-1796 e aproveite! 
Acesse nosso site www.geplak.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Geplak-Gesso/1464183487143512?ref_type=bookmark

Forro de gesso com tabica e sanca invertida

Hoje compartilho com vocês um projeto da Arquiteta Adriana Nova na Casa Cor São Paulo 2014, um conceito moderno, ultracontemporâneo, muito sugerido aos nossos clientes, forro com dilatação e sanca invertida com iluminação indireta de Led. Ótima opção para sua sala de estar. Essa decoração não esta limitada apenas em salas de 100 m² se enquadra bem também em 
ambientes pequenos.